16 agosto 2014

João Pessoa/PB: Mulheres vão às ruas na 3ª edição da 'Marcha das Vadias'

Marcha das vadias maior João Pessoa (Foto: Felipe Ramos/G1 Paraíba)
Cerca de 100 mulheres participaram na manhã deste sábado (16) da Marcha das Vadias realizada no Centro de João Pessoa. Esta foi a terceira edição do ato na capital paraibana. O objetivo da manifestação, segundo Thais Gualberto, uma das organizadoras da marcha, é de lutar pelos direitos das mulheres, mais especificamente pela descriminalização do aborto e pelo fim da violência obstétrica.
O ato teve início por volta das 09h no Monumento Pedra do Reino, no anel interno do Parque Solón de Lucena. O grupo seguiu em marcha até a Praça Barão do Rio Branco. Com faixas, cartazes e parte dos corpos pintados, o grupo reivindicou direitos igualitários e reforçou a luta contra o machismo.
A estudante, Shellen Galdino, que também faz parte da organização da marcha, disse que o ato já vinha sendo organizada desde abril deste ano por um coletivo de mulheres. "Fizemos reuniões, oficinas e umas séries de atividades para que esta marcha pudesse acontecer", explicou.Uma das pautas do protesto era o direito das mulheres de usarem as roupas que quissesem sem julgamentos ou submissão a ninguém. "Todas as pessoas tem que lutar pelos seus direitos. Nós, mulheres ainda somos discriminadas até pela roupa que vestimos. Estamos aqui para lutar por tudo isso", disse Kerollayne Araújo, participante da marcha.
De acordo com Shellen Galdino, a violência obstétrica que as mulheres sofrem, antes, durante e pós parto foi um dos principais motivos que incentivaram da terceira edição da marcha, como também, os constrangimentos físicos e morais sofridos cotidianamente por elas.

Fonte:G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário