27 setembro 2014

de Natal/RN: Blitz da Lei Seca prende 14 motoristas por embriaguez na Zona Sul

Blitz da Lei Seca foi montada na Av. Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Novecentos e oitenta e seis testes de bafômetros realizados, 53 carteiras de habilitação retidas e 14 motoristas presos por embriaguez ao volante. Este é o resultado de mais uma blitz da Operação Lei Seca realizada na Zona Sul de Natal. Segundo a Polícia Militar, a fiscalização aconteceu na madrugada deste sábado (27) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da região.
De acordo com o tenente Styvenson Valentim, que coordenou a operação ao lado da Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito, outros 39 motoristas foram autuados administrativamente. "Os condutores detidos pagaram fianças e foram liberados. Mesmo assim, terão de pagar multa de R$ 1.915,40 e ainda responderão a processos criminal e administrativo”, ressaltou o oficial.
Estatísticas
Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Polícia Civil, a Operação Lei Seca já prendeu 567 pessoas dirigindo sob efeito de álcool em Natal somente este ano. Do total de presos, 495 são homens e 72 mulheres. Os dados, divulgados pelo Detran, mostram ainda que outros 1.693 motoristas foram autuados administrativamente por embriaguez ao volante. Os números levam em consideração o período de janeiro a agosto de 2014.
No total, a operação autuou criminalmente e administrativamente 2.260 condutores, dos quais 1.977 tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas. De todas as autuações, administrativas e criminais, 81,95% envolveram homens e 18,05% mulheres. Os motoristas que não tiveram as carteiras apreendidas se encontravam sem habilitação ou eram inabilitados.
Dos 2.260 motoristas autuados, 1.079 foram punidos por terem se recusado a fazer o bafômetro. As recusas ao teste do etilômetro representam 47,7%, quase metade das autuações. Quando a situação acontece, o condutor é autuado administrativamente, tem a carteira de habilitação recolhida e é multado em R$ 1.915,40.
Foram montadas até agosto 45 barreiras em 10 pontos diferentes da cidade. A maioria aconteceu na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, onde foram realizadas 21 blitzen da Lei Seca. As demais barreiras se distribuíram nos seguintes pontos: Rota do Sol (5), Avenida Ayrton Senna (4), Avenida João Medeiros Filho (3), Rua Walter Duarte Pereira (3), Via Costeira (3), Praia do Forte (2), Avenida Hermes da Fonseca (2), Avenida Prudente de Morais (1) e Ponte Newton Navarro (1).
Na Avenida Roberto Freire também foi o local onde ocorreram mais autuações, com 1.200, somadas criminais e administrativas. Na sequência vêm a Rota do Sol, onde 232 motoristas foram autuados, e Avenida João Medeiros Filho, local de 215 autuações. A Rua Walter Duarte, utilizada como rota alternativa por motoristas, foi a que teve mais condutores autuados proporcionalmente. Dos 277 condutores abordados no local, 118 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, o que representa 42,6% do total.
As barreiras, que funcionam com efetivo da PM e Detran, além da Delegacia Móvel operada pela Polícia Civil, abordaram ao todo 26.111 motoristas nos oito primeiros meses do ano. "O propósito da Operação Lei Seca é promover a conscientização e a segurança dos condutores e pedestres que utilizam as vias, mas nós também estamos reprimindo os infratores”, comentou Adryano Barbosa, coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran no RN.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário