15 setembro 2014

Santa Cruz/RN:Corpo de ex-governador do RN é velado na Igreja Matriz.

Corpo de Iberê está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Cruz, cidade da região Agreste potiguar (Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi) 
(Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)
Está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Cruz, cidade da região Agreste potiguar, o corpo do ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza, de 70 anos. Ele faleceu na noite de sábado (13) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O corpo chegou ao estado no fim da noite do domingo (14) e seguiu direto para o município, onde nasceu a família de Iberê e onde o advogado iniciou sua carreira política. Internado desde junho após contrair uma meningite bacteriana, o ex-governador morreu após sofrer uma infecção generalizada.
"Eu não perdi apenas um pai, eu perdi um grande amigo. A gente sofre muito, é uma perda muito grande pra toda família, pra todo o estado, mas ele lutou muito nesses quatro anos e meio contra essa doença e agora ele merece descansar em paz", disse João Olímpio Ferreira, filho de Iberê.
Na Igreja Matriz também acontece uma missa de corpo presente. Ao final, o corpo será levado para Natal. Na capital, o velório será aberto na Escola do Governo, no Centro Administrativo do Estado, a partir das 9h. No período da tarde, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrará uma missa em homenagem ao ex-governador às 15h na própria Escola do Governo. De lá, o corpo do ex-governador vai ser conduzido pelo Corpo de Bombeiros em cortejo para o cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, na Grande Natal. O enterro está marcado para as 17h.
Infecção generalizada
Uma infecção generalizada causou a morte do ex-governador. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação de Iberê. A infecção generalizada levou a um quadro de falência múltipla dos órgãos.
Iberê lutava contra um câncer desde 2010 e em junho deste ano foi hospitalizado após ser diagnosticado com uma meningite bacteriana. Em nota divulgada na noite do sábado, a assessoria de comunicação confirmou o falecimento do ex-governador. Iberê descobriu o câncer antes de assumir o governo, em 2010, e desde então passou por uma série de cirurgias. No dia 2 de junho deste ano, o ex-governador deu entrada na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, com um quadro de meningite bacteriana.
  No mesmo mês ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês por escolha da família, que buscava mais privacidade durante o tratamento. Em São Paulo, Iberê foi cuidado pela mesma equipe médica que vem acompanhando o seu caso desde 2010.
A meningite foi causada por uma bactéria encontrada no couro cabeludo do ex-governador. A bactéria se instalou na meninge por causa de uma cicatrização na cabeça de Iberê, fruto de uma cirurgia realizada no mês anterior, em São Paulo.
Luto oficial
O governo do Rio Grande do Norte vai decretar luto oficial de três dias pela morte de Iberê. Em nota, a governadora Rosalba Ciarlini prestou solidariedade à família do ex-governador, citado pela chefe do Executivo Estadual como "exemplo de dedicação ao trabalho e à família, que ele considerava o seu maior patrimônio".
Advogado de formação, Iberê Ferreira de Souza se formou em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialização em advocacia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Foi pela primeira vez eleito deputado estadual em 1970 pelo extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que reuniu os opositores ao Regime Militar, representado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Iberê também foi eleito deputado estadual em 1974 antes de ser chefe da Casa Civil e secretário no governo de Lavoisier Maia entre 1979 e 1983.
No ano de 1982 foi eleito suplente de deputado federal, assumindo o cargo depois. Também participou do governo de José Agripino Maia em 1983. Pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Iberê foi eleito para três mandatos de deputado federal em 1986, 1990 e 1994. Depois mudou para o Partido Progressista Brasileiro (PPB), legenda pela qual foi secretário do governo de Garibaldi Alves Filho, em 1997. Iberê deixou o cargo e conquistou um novo mandado de deputado federal em 1998.
O advogado ainda seria eleito mais uma vez deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 2002, antes de ser secretário no primeiro governo de Wilma de Faria, com quem foi eleito vice-governador na eleição seguinte, em 2006.
Iberê Ferreira assumiu o governo em 2010, quando a então governadora Wilma de Faria deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. O advogado, que era o vice, ficou na chefia do Executivo até o fim de 2010, ano em que tentou a reeleição, mas foi derrotado. Desde então, Iberê estava afastado da política.

Fonte:G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário