17 abril 2015

Chuva registrada em Patos ultrapassa previsto para abril, diz Aesa-PB

As chuvas registradas nos primeiros 15 dias de abril na cidade de Patos, Sertão paraibano, já ultrapassam o esperado para todo o mês, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O índice pluviométrico registrado foi de 258,9 milímetros, 66% a mais que o previsto. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (17).
Ainda conforme a Aesa, foram chuvas isoladas que ocorrem por causa da junção do calor com a alta umidade do ar. “Isto comprova a previsão anunciada pela Aesa em dezembro do ano passado, de chuvas irregulares em 2015. Chove bem forte em um local e em outro próximo não chove tanto. Esta é uma característica predominante das precipitações na Paraíba”, explicou a meteorologista Carmen Becker.
Outros cinco municípios tiveram índices pluviométricos acima dos 100 milímetros. Em Coxixola foram 147,3mm, em Brejo do Cruz 117,3 mm, já em Mato Grosso 115,3mm e no município de Monteiro 109,2mm. Na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, em apenas 24 horas a Aesa registrou 138, 6 milímetros.
Açudes
Dos 124 açudes monitorados pela Aesa, apenas um açude paraibano está sangrando nesta sexta-feira. De acordo com o órgão, é o açude Cafundó, na cidade de Serra Grande, no Sertão da Paraíba. Do restante dos açudes, 50 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total; 34 com menos de 20% e 39 em situação crítica, ou seja, menos de 5% do volume total.
Fonte:G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário