Image Map

02 setembro 2015

Sem água no Gargalheiras, Acari e Currais Novos entram em colapso

(Foto: Fred Carvalho/G1)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu, ainda na noite desta terça-feira (1º), o abastecimento de água nas cidades de Acari e Currais Novos, ambas na região Seridó potiguar. Segundo a companhia, o colapso se deu porque o açude Gargalheiras, que fica em Acari e abastece as duas cidades, chegou a um volume que impossibilita a captação de água. Medidas paliativas serão colocadas em prática ainda nesta semana, afirmou a Caern.
A Caern anunciou que em Currais Novos uma adutora levará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com captação em São Vicente, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Gargalheiras, de onde será bombeada para o reservatório. Assim, o abastecimento para Currais Novos deverá ser retomado em breve. Além disso, caminhões-pipa também levarão água do município de Florânia para o reservatório em Acari.A última medição realizada no Gargalheiras apontou para o volume crítico de 0,2% do total.
Já em Acari, a companhia identificou três poços que poderão fazer o abastecimento da cidade e outros dois serão perfurados. Em virtude de água ser salgada, será preciso instalar dessalinizadores. A Caern informou que vai adquirir estes equipamentos. Contudo, em razão da situação emergencial, a água será bombeada nos próximos dias para que a população utilize apenas para fins domésticos.
Com a suspensão no abastecimento d'água em Acari e Currais Novos, sobe para 11 a quantidade de municípios potiguares em situação de colapso. Ainda segundo a Caern, outras 35 cidades estão em rodízio, ou seja, recebendo água de forma alternada com o objetivo de racionar a água disponível.
Gargalheiras

O açude Gargalheiras, originalmente batizado como barragem Eurico Gaspar Dutra, é um dos reservatórios de água mais importantes do Rio Grande do Norte. A capacidade de amarzenamento é de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água.

G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário