18 outubro 2015

Natal/RN: Preso é assassinado na cadeia pública ; é o 20º caso do ano.

(Foto: Divulgação/PM)
Um preso foi assassinado na tarde deste sábado (17) dentro do presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal. Segundo o vice-diretor da unidade prisional, o detento ainda não foi identificado. Este é 20º caso de assassinato de internos registrado somente este ano no sistema prisional do Rio Grande do Norte.
"No início da noite deste sábado, os presos começaram a bater nas grades informando que um havia morrido. Acionamos os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para que eles indiquem a causa da morte e identifiquem o preso morto", falou Ivis Ferreira, vice-diretor do presídio provisório.
Este foi o segundo caso de morte no sistema prisional potiguar em pouco mais de 24 horas. Na manhã desta sexta (16), Clésio Barbosa de Souza Oliveira, de 36 anos, foi encontrado dependurado em uma pilastra na entrada do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Em entrevista ao G1 nesta sexta, o juiz da vara de execuções penais, Henrique Baltazar, reforçou que havia possibilidade de mais outras mortes em presídios potiguares. "Em muitos casos os presos são mortos por outros detentos e eles simulam um suicídio, mas não simulam nem com tanta preocupação. Essa situação é absurda. O Estado é responsável pela vida dos presos e não está cumprindo com mais uma de suas obrigações", disse Baltzar.
"Hoje são as facções criminosas que controlam os presídios. A situação é calamitosa e eu não entendo porque o Ministério Público ainda não buscou uma intervenção federal no sistema prisional do Rio Grande do Norte", acrescentou o magistrado.
20 mortes em 2015

Este ano, segundo a Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública, 20 detentos já foram assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas dentro de unidades prisionais do estado. Com a morte registrada neste sábado (17), foram 18 somente depois de agosto, quando conflitos entre facções criminosas começaram a se intensificar nos presídios.
O primeiro conflito envolvendo grupos rivais aconteceu no dia 16 de agosto na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado. Na ocasião, quatro presos assassinados a facadas:Antônio Edigleidson de Souza, o Ceará, de 27 anos; Genilson Bezerra de Oliveira, mais conhecido como Assuzinho ou Quinho, de 36 anos; Gledstone Clementino Araújo, chamado de Jacaré, de 36 anos; e João Paulo Silva Dias, o JP, de 38 anos.
Dois dias depois, um detento foi morto no Presídio Rogério Coutinho Madruga, que também fica em Nísia Floresta. A vítima foi identificada como Emerson Santos da Luz, de 28 anos, mais conhecido como 'Índio'.
Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado (Foto: Divulgação/PM)
Já na manhã do dia 24 de agosto, na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, um interno também foi assassinado a facadas. Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos, era natural da cidade de Serra Caiada.
A polícia ainda investiga a possibilidade de outros dois detentos terem sido assassinados em razão dos conflitos. Também no dia 24 de agosto, um preso identificado como Cassiano Henrique Galvão, de 21 anos, foi encontrado enforcado dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal. No dia seguinte, o presidiário Denison Costa e Silva, de 27 anos, foi encontrado morto em uma das nove celas do primeiro andar do Centro de Detenção Provisória do Potengi, também na Zona Norte da capital potiguar. Ele foi encontrado enforcado com um lençol.
No dia 5 deste mês, dois detentos foram encontrados mortos no próprio Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, que também é conhecido como Cadeia Pública de Natal. Os corpos foram identificados como Edson Nascimento da Costa e Alexsandro Ferreira de Freitas.
Na mesma madrugada, dois apenados foram assassinados a facadas dentro da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, que fica na cidade de Caicó, na região Seridó do estado. As vítimas foram José Fagner Tibúrcio, de 32 anos, e Sairo Luan Leite, de 21.
No dia seguinte, um detento foi enforcado numa trave de futebol na quadra do pavilhão 1 da Penitenciaria Estadual de Alcaçuz. José Wilde da Silva tinha 38 anos e cumpria pena por tráfico de drogas.
Na manhã do dia 9, um preso foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim, cidade da região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Civil, o detento estava dependurado pelo pescoço, mas com os joelhos encostados no chão – o que levanta a suspeita de assassinato. A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que o preso foi identificado como Cryslon Carlos Lima, de 22 anos, detido na unidade desde abril pelo crime de roubo.
Já no dia 10, detentos do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, a Cadeia Pública de Natal, fotografaram e espalharam pelas redes sociais uma imagem que mostra o traficante Joel Rodrigues da Silva, o 'Joel do Mosquito', sendo estrangulado dentro do pavilhão B da unidade. O corpo do preso foi encontrado dependurado pelo pescoço.
No dia 16, Clésio Barbosa de Souza Oliveira, de 36 anos, foi encontrado dependurado em uma pilastra na entrada do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Abaixo, veja a lista completa dos presos mortos em 2015

Dia 17/10 - Homem ainda não identificado (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 16/10 - Clésio Barbosa de Souza Oliveira (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 10/10 - Joel Rodrigues da Silva (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 9/10 - Cryslon Carlos Lima (CDP de Ceará Mirim, em Ceará-Mirim)
Dia 6/10 - José Wilde da Silva (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 5/10 - Edson Nascimento da Costa (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 - Alexandre Ferreira Freitas (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 - José Fagner Tibúrcio (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 5/10 - Sairo Luan Leite (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 3/10 - Jefferson Vieira Lopes da Silva (Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró)
Dia 25/8 - Denison Costa e Silva (CDP do Potengi, em Natal)
Dia 24/8 - Cassiano Henrique Galvão (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal) 
Dia 24/8 - Fábio Júnior da Silva Patrício (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 18/8 - Emerson Santos da Luz (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 16/8 - Antônio Edigleidson de Souza (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - Genilson Bezerra de Oliveira (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - Gladstone Clementino Araújo (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 - João Paulo Silva Dias (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 10/6 - Alexsandro Teodósio da Silva Pessoa (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 6/2 - Eliel Heberton da Silva (Ceduc de Caicó, em Caicó)

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário