16 março 2016

Líderes de facção do RN são levados para presídio federal em Rondônia.

Dez presos, apontados como líderes de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte, foram transferidos na manhã desta terça-feira (15) para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.
O MP explica que as transferências dos detentos são resultado das investigações da Operação Alcateia, realizada no dia 4 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. “A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar”, afirmou o Ministério Público.O pedido de transferência, feito pelo Ministério Público Estadual, foi acatado pelo juiz federal Walisson Gonçalves Cunha, corregedor do Presídio Federal de Porto Velho. Segundo o próprio MP, os presos levados para Rondônia estavam custodiados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Penitenciária Estadual de Parnamirim, em Parnamirim, e Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó.
O isolamento dessas lideranças, ainda de acordo com o MP, “é uma ação de exemplaridade penal e, portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo”.
Além da operação Alcateia, o MP também é responsável por uma investigação semelhante, batizada de operação Alcatraz, deflagrada em dezembro de 2014 – na qual também foram detectadas facções ordenando crimes dentro e fora de presídios mantidos pelo Estado. Juntas, as duas operações já resultaram em mais de 400 denúncias contra pessoas apontadas como integrantes de organizações criminosas.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário