03 julho 2016

Currais Novos/RN: Inspirado em recordações, artista retrata cotidiano do sertanejo.

Pintura de uma festa junina em Currais Novos 
Teatro de João Redondo 
Paisagem do Seridó 
Circo na cidade 
Ceia dos Meninos 
Nascido em Currais Novos, no Seridó potiguar, o artista plástico Assis Costa retrata o cotidiano do sertanejo através das próprias recordações. Prestes a fazer 40 anos, o pintor ainda lembra da sensação única de construir os próprios brinquedos, tomar banho de açude e subir em árvores.
O gosto pela arte começou cedo. "Quando eu era criança, comecei a experimentar e usar tintas, além de desenhar. Fiz um curso e, com 14 anos, comecei a vender minhas telas", disse. Hoje, ele vive da venda das obras.
Com mais de 15 exposições durante a carreira, Assis tem uma preferida. Em 2012, fez uma mostra chamada 'Seridós'. Ao G1, ele disse que foi uma maneira marcante de expor a cidade para quem não conhecia. "Quero ressaltar meu respeito pela cultura potiguar. O que eu vejo é que a religião é muito forte no interior, principalmente a católica. A fé, a pasaigem e o povo sertanejo são minhas maiores inspirações".
Os trabalhos sobre o Seridó continuam. "Minha memória reflete em tudo que produzo. Uma das minhas telas mostra como era quando um circo chegava a cidade. Era extraordinário. Toda a população assistia os espetáculos. E é esse o sentimento que procuro demonstrar", relembrou.
Assis também lembra de situações engraçadas que serviram de inspiração. "Eu estava tomando vinho na casa de um amigo e ele me disse 'rapaz, você está bebendo muito e daqui a pouco você não vai saber com o que está pintando', e eu comecei a experimentar o vinho como tinta. E deu certo! Resultou em uma exposição chamada Dom Quixote de Las Manchas de Vinho", emendou.
Não há dúvidas sobre o futuro. "Sempre fui artista e vou continuar sendo. Apesar de morar no interior, pretendo mostrar minhas obras para pessoas do Brasil inteiro, quem sabe até de outros países. Não podemos negar nossas origens. E é por isso que retrato minha cidade com tanto carinho", afirmou Assis.

Fonte: G1/RN
Fotos: Assis Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário