20 junho 2014

Goleadas em Salvador já consomem mais da metade de mudas de projeto

Primeira muda do projeto "Gol Verde" foi plantada no dia 17 de junho, em Porto Seguro, pelo cacique  Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira (Foto: Secopa/Divulgação)
Um programa da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA) chamado "Gol Verde" prevê plantio de 1.111 árvore por cada gol na Arena Fonte Nova, em Salvador. Desde o dia 13 de junho, já foram três goleadas em confrontos europeus, que resultaram em 17 gols. O mais recente, desta sexta-feira (20), rendeu o atual maior placar do mundial: sete gols, ou 5 a 2 para a França contra a Suíça.
Com isso, até agora, o governo deve plantar 18.887 árvores, mais da metade das 31.111 mudas reservadas inicialmente pela Secopa junto a consultores do programa, o que daria para cobrir uma média de cinco gols por partida no estádio. No entanto, a média na capital baiana é de 5,6 gols e, até o fim do evento, o estádio recebe ainda mais três jogos, entre eles, o da disputa pelo terceiro lugar. O alto número não é encarado como dificuldade pela Secopa, segundo uma nota sobre o assunto publicada pela pasta.
De acordo com a Secopa, faltavam 18 gols para acabar um estoque de cerca de 20 mil mudas que restaram das pouco mais de 31 mil. Com os sete gols desta sexta, ficam, portanto, 11.110, o que corresponde a, no máximo, 10 gols nas três partidas seguintes.
Os placares em Salvador foram: 5 a 1 da Holanda contra a Espanha; 4 a 0 da Alemanha em Portugal e, o último, 5 a 2 da França contra a Suíça.
A Secopa indica que trabalha para a captação de novos parceiros não por conta do alto número de gols, mas para ampliar a quantidade de mudas que corresponde a cada tento. "A intenção é ampliar o número de mudas que corresponde a cada gol, podendo assim “valorizar” ainda mais o placar e reflorestar uma área maior para celebrar cada conclusão no estádio.
O G1 tentou falar com o secretário Ney Campello para saber como está sendo o plantio das mudas, mas ainda não obteve sucesso. As mudas são plantadas na região de Porto Seguro, no sul da Bahia
Fonte:G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário