11 julho 2014

Helicóptero para reforço na segurança da PB chega a João Pessoa e opera a partir de agosto

Foto:Governo do Estado
O helicóptero modelo americano Esquilo comprado pelo Governo da Paraíba para ser utilizando pelas forças de segurança do estado chegou nessa terça-feira (8) a João Pessoa. A aeronave de prefixo N262PC está no hangar do governo estadual e foi adquirida com recursos próprios.
De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, o equipamento está sob a responsabilidade da Receita Federal para trâmites burocráticos e dentro de 30 dias, o helicóptero está liberado para uso oficial.
“Como foi comprada nos Estados Unidos, a aeronave vai ser nacionalizada pela Receita Federal para, em seguida, ser registrada pela ANAC que vai liberar o helicóptero para voo. Acredito que nos próximos 30 dias, o equipamento estará com a documentação liberada”, falou Cláudio Lima.
Segundo o Governo do Estado, o helicóptero custou mais de R$ 8 milhões. A aeronave passará por um processo de customização para o trabalho aéreo, como por exemplo, a adaptação para colocação de armamento, iluminação específica e rádio comunicação.
O secretário informou ainda que o helicóptero é seminovo e tem 400h de voo. A aeronave dará suportes para ações de segurança na Paraíba e será utilizada pelas polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Um grupo de 20 pessoas estará habilitado para manusear o equipamento. “Serão cinco pilotos e 15 operadores, que passarão por um treinamento rigoroso. Os pilotos já passaram por treinos”, disse.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário